Domingo,Julho 14, 2024
30 C
Castelo Branco

- Publicidade -

‘Raízes e Memória da Vida Rural’ em exposição na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal José Cardoso Pires vai receber, entre os dias 5 de julho e 5 de agosto, a exposição de pintura ‘Raízes e Memórias da Vida Rural”, de Cristina Cabrita.

Cristina Cabrita nasceu em Lisboa, em 1984. É licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. E especializada em “Arquitectura y Arte Efémera”, pela Universitat Politécnica de Catalunya, em Barcelona. Observadora por natureza e atenta aos detalhes, Cristina encontrou na pintura uma forma de ampliar o plano das suas observações e explorar os seus significados. A pintura é para si, a forma mais genuína de comunicar o seu Universo interior. A obra de Cristina varia entre cidades desenhadas e coloridas, paisagens abstratas e bailarinas retratadas sob fundos negros a média luz. As suas telas ora refletem a natureza e sensualidade feminina simbolizando temas como a aceitação e o desapego, o recolhimento e a entrega, a fuga e a liberdade, ora refletem a ordem e o caos urbano, através da interpretação das vivências quotidianas próprias dos diferentes contextos culturais das cidades que retrata.

Nesta exposição, “a captura da essência do ambiente rural, entre nenúfares que flutuam serenamente em lagos tranquilos, campos vastos que se estendem até onde a vista alcança, e paisagens naturais são janelas para o mundo onde a natureza e a vida humana coexistem em perfeita harmonia.

Através de uma paleta de cores vivas e simbólicas, as emoções e as memórias associadas a estas paisagens, exprimem-se através do verde do campo, do azul do lago, do dourado dos campos. Não são apenas cores mas sim símbolos de prosperidade, tranquilidade e continuidade.”

Visite a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires e a Exposição de Pintura, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 18h00.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor