Domingo,Julho 14, 2024
13.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ribeira de Pena Investe 24 Milhões em Habitações de Renda Acessível

O município de Ribeira de Pena anunciou um investimento de 24 milhões de euros para a construção de 156 habitações de renda acessível, com o objetivo de fixar jovens no concelho. O presidente da câmara, João Noronha, revelou que a maioria das novas habitações será construída de raiz em terrenos já pertencentes à autarquia ou adquiridos para este fim nas vilas de Ribeira de Pena e Cerva. Além disso, o projeto inclui a recuperação de casas na aldeia de Canedo.

Segundo João Noronha, este investimento resultante de um levantamento feito pelo gabinete social permitirá resolver a situação habitacional de muitos casais no território de Ribeira de Pena. As novas habitações destinam-se a arrendamento social, procurando mitigar o problema da falta de habitação e contribuir para a fixação da população no concelho de Vila Real.

“Este é um projeto interessante que vai resolver a questão da habitação, um problema transversal não só em Portugal, mas também na Europa”, afirmou o presidente da câmara. Na sua opinião, este é um problema que preocupa a sociedade em geral. Noronha sublinhou que o apoio permitirá um salto qualitativo no concelho, oferecendo uma solução habitacional digna a jovens casais e outras pessoas que enfrentam dificuldades para encontrar uma casa adequada.

O projeto será realizado no âmbito do programa de apoio ao acesso à habitação 1.º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O presidente da câmara expressou a esperança de que todo o processo esteja em concurso público até setembro, lembrando que o investimento deverá ser concluído até ao final de 2026.

Este programa complementa outro projeto em curso no concelho, que visa realizar pequenas obras e reparações em casas de famílias carenciadas. João Noronha referiu que mais de 50 residências, muitas delas em aldeias, estão a ser intervencionadas, num investimento que ronda os dois milhões de euros.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor