Domingo,Julho 14, 2024
15.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ródão vai receber dois milhões de euros do PRR para a ampliação do Agrupamento de Escolas

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão vai receber um apoio superior a dois milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de um novo edifício para acolher os alunos do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão

Os contratos para a reabilitação desta e de outras 22 escolas da região Centro, um investimento de mais de 124 milhões de euros, foram assinados na sexta-feira, dia 22 de junho, numa cerimónia realizada no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em Coimbra, onde esteve presente o presidente da autarquia rodanense, Luís Pereira.

Segundo a CCDRC, objetivo deste apoio é “dar continuidade aos progressos registados na última década relativamente ao abandono escolar precoce, contribuir para um ensino mais atrativo e inclusivo e promover a construção e renovação de espaços físicos alinhados com os objetivos da transição verde e digital”.

“Esta é uma medida que nos deixa muito satisfeitos e vem apoiar os esforços feitos pelo executivo nos últimos anos no que respeita à fixação de famílias e jovens no concelho. De acordo com os Censos 2021, Vila Velha de Ródão foi um dos apenas seis municípios do país que, nos últimos dez anos, viu aumentar a população entre os zero e os 14 anos, o que se refletiu no aumento do número de alunos a frequentar o Agrupamento de Escolas e exige com urgência a realização de um investimento com vista à ampliação das instalações existentes para os acomodar”, explicou Luís Pereira.

A intervenção, que conseguiu um apoio de 2.062.502,37 € do PRR, vai permitir criar seis novas salas de aula, com capacidade para 150 alunos, uma sala polivalente/auditório e um laboratório. Para além destas salas, serão ainda criados cinco gabinetes de apoio, nomeadamente, um gabinete para apoio na terapia da fala, um gabinete de apoio psicológico e três gabinetes de trabalho.

Presente na cerimónia em que os 20 municípios abrangidos assinaram os termos de aceitação para obras, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, lembrou que estes investimentos têm de estar prontos até ao dia 30 de junho de 2026, data imposta pelo PRR, e reiterou a confiança na capacidade dos autarcas para a execução deste e para a boa gestão dos estabelecimentos de ensino.

- Publicidade -

Para além de Vila Velha de Ródão, foram contempladas com este apoio escolas dos municípios de Alvaiázere, Anadia, Arganil, Carregal do Sal, Castro Daire, Coimbra, Figueira da Foz, Ílhavo, Lousã, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Oliveira do Bairro, Pombal, Porto de Mós, Sátão, Seia, Tábua, Vila de Rei.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor