Sábado,Julho 20, 2024
30.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Surto de Sarampo Persiste em Portugal: 9 Casos Confirmados, Novo Registo em Lisboa

Portugal enfrenta mais um episódio alarmante no combate ao sarampo, com a confirmação de um novo caso na região de Lisboa e Vale do Tejo, elevando o total para 9 casos registrados desde o início de janeiro, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS)

O mais recente diagnóstico, caracterizado como um caso importado, envolve um jovem de 16 anos que não é residente em Portugal e não recebeu a vacina contra o sarampo. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, confirmou laboratorialmente o caso.

Na última quinta-feira, a DGS havia anunciado a confirmação de um novo caso na região Norte, relacionado a uma mulher que tinha histórico de viagem ao exterior durante o período de incubação da doença, sem conexão conhecida com os casos confirmados este ano.

Desde 11 de janeiro, foram confirmados 9 casos de sarampo em Portugal, com 6 na região Norte e 3 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O primeiro caso confirmado foi o de um bebé de 20 meses, não residente em Portugal e não vacinado.

A DGS, em comunicado, destaca “a importância crucial da vacinação” contra o sarampo, de acordo com o Programa Nacional de Vacinação, que recomenda duas doses para crianças e adultos nascidos após 1970. A entidade está a colaborar com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) e os profissionais de saúde para monitorar a situação, enfocando a confirmação de casos suspeitos e o rastreamento de contatos.

Diante desse cenário, a DGS aconselha a população a entrar em contato com o número de telefone 808 24 24 24 (SNS 24) ao apresentar sinais ou sintomas sugestivos de sarampo, como febre, mal-estar, corrimento nasal, conjuntivite, tosse e manchas no corpo. A vigilância e a resposta eficiente tornam-se fundamentais para conter a propagação do sarampo no país.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor