O Ministério da Saúde revelou, nesta sexta-feira, o mapa das escalas de urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o período de 14 a 20 de junho. Vários hospitais de Lisboa, Centro e Norte vão enfrentar dificuldades na prestação de serviços de urgência
O primeiro documento divulgado pelo Ministério apresentava erros, mas foi corrigido ao longo do dia. Por exemplo, no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, as urgências de obstetrícia estarão fechadas esta sexta-feira e novamente entre terça e quinta-feira, funcionando apenas entre as 9h00 e as 20h00 de sábado a segunda-feira. A urgência geral e pediátrica manter-se-ão abertas.
O Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, terá as urgências de pediatria e obstetrícia encerradas durante toda a semana, com apenas a urgência geral em funcionamento. O Hospital Garcia de Orta, em Almada, terá a urgência de obstetrícia encerrada até dia 20, e a urgência de pediatria operará apenas entre as 8h30 e as 20h00 nos próximos dias.
Em Lisboa, a situação é particularmente crítica nas urgências de obstetrícia. O Hospital Santa Maria, o maior do país, mantém as urgências de obstetrícia fechadas devido a obras de remodelação. No Hospital São Francisco Xavier, haverá encerramentos intermitentes nas urgências de pediatria e obstetrícia.
O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, também enfrentará limitações nas urgências de obstetrícia e pediatria. Em Loures, o Hospital Beatriz Ângelo encerrará as urgências de pediatria nos dias 16 e 17 de junho.
Mais a norte, o Hospital Vila Franca de Xira terá a urgência de obstetrícia encerrada até domingo, dia 16, e novamente no dia 20 de junho. O Hospital Rainha Santa Isabel, em Torres Novas, fechará as urgências de pediatria no dia 16, funcionando com limitações nos dias 15 e 17 de junho. Em Leiria, o Hospital de Santo André estará sem urgências de obstetrícia até domingo, dia 16, e a urgência de pediatria estará encerrada durante o dia de domingo.
No norte, o Hospital de Lamego encerrará a urgência de pediatria nos dias 15 e 16 de junho, operando com limitações nos restantes dias. O Hospital São Teotónio, em Viseu, enfrentará constrangimentos na urgência de pediatria durante toda a semana, após a demissão da administração hospitalar.
Nas regiões do Alentejo e Algarve, não se prevê o fecho total de urgências, mas o SNS alerta que os dados podem sofrer alterações devido a constrangimentos inultrapassáveis.
A população é aconselhada a consultar o mapa completo no site do Serviço Nacional de Saúde para obter informações atualizadas sobre o funcionamento das urgências.