Domingo,Julho 14, 2024
26.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ursula Von Der Leyen, manifestou grande otimismo em relação à futura colaboração com António Costa

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou grande otimismo em relação à futura colaboração com António Costa, que assumirá a presidência do Conselho Europeu, e Kaja Kallas, futura chefe da diplomacia europeia. Von der Leyen destacou em uma publicação na rede social X que os três formarão uma “grande equipa” e mostrou-se ansiosa pela confirmação do Parlamento Europeu

Este encontro entre von der Leyen, Costa e Kallas é histórico, marcando a primeira reunião das três figuras que liderarão a União Europeia na próxima legislatura. António Costa, que foi eleito pelos chefes de Estado e de Governo da UE, iniciará seu mandato a 1 de dezembro de 2024, sucedendo Charles Michel. Além disso, Ursula von der Leyen foi proposta para um segundo mandato à frente da Comissão Europeia, e Kaja Kallas foi nomeada alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, ambos cargos que dependem da confirmação do Parlamento Europeu.

A nomeação de Costa é significativa, pois ele será o primeiro português e o primeiro socialista a liderar o Conselho Europeu. A escolha foi feita por maioria qualificada, refletindo um apoio significativo entre os Estados-membros. Esta nova era na liderança da União Europeia promete uma colaboração eficaz entre von der Leyen, Costa e Kallas, aguardando agora a confirmação do Parlamento Europeu para dar início a esta nova fase de governação europeia.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor