Domingo,Julho 14, 2024
26.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Valor dos Certificados de Aforro Continua a Diminuir em Maio

O montante total aplicado por particulares em certificados de aforro (CA) voltou a cair em maio, marcando o sétimo mês consecutivo de descida, para os 33.963,4 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal.
A diminuição face ao mês anterior é de cerca de quatro milhões de euros, o valor mais reduzido desde o início da queda contínua do ‘stock’ de CA, em outubro de 2023. Esta tendência resulta do facto de as entradas de dinheiro em certificados de aforro serem inferiores aos resgates.

O montante aplicado em CA atingiu um recorde de 34.071,5 milhões de euros em outubro do ano passado, mês em que se interrompeu um ciclo de aumentos consecutivos iniciado em abril de 2020. Após uma forte procura impulsionada pela subida das Euribor, os CA começaram a perder atratividade quando, em junho do ano passado, a série de certificados em comercialização (‘série E’) foi substituída pela ‘série F’, que oferece uma taxa de juro mais baixa.

Em relação aos certificados do tesouro (CT), os dados do Banco de Portugal indicam que o valor total recuou em maio para 10.391 milhões de euros, abaixo dos 10.487,82 milhões de euros do mês anterior, continuando a tendência de descida que se verifica desde o início de 2022.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor