Segunda-feira,Dezembro 2, 2024
9.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Peregrinos “Chamados ao Encontro” no Santuário de Fátima: Celebração e Devoção

Centenas de peregrinos, com passos firmes e corações cheios de devoção, convergiram desde as primeiras luzes do dia rumo ao majestoso Santuário de Fátima. Às portas das cerimónias marcadas para os dias 12 e 13 de maio, presididas pelo reverenciado arcebispo de Barcelona, Juan José Omella, a atmosfera está impregnada de fervor espiritual e expectativa

Este é um momento especial e significativo para os crentes, um convite para se reunirem sob o manto da fé e da devoção, em consonância com o tema deste ano no Santuário de Fátima: “Chamados ao Encontro”. Sob a sábia orientação do reitor do templo mariano, padre Carlos Cabecinhas, essa jornada é também uma preparação espiritual para o Jubileu de 2025, convocando todos à reflexão e à oração.

O tema da oração, tão caro ao coração do Papa Francisco e à Igreja como um todo, é o fio condutor deste encontro. Num mundo marcado por desafios e incertezas, a mensagem de esperança e comunhão ressoa pelos corredores do santuário, ecoando nos corações dos fiéis.

Nos arredores do santuário, a agitação é palpável. Grupos organizados concluem suas jornadas até a Cova da Iria, enquanto cafés e pastelarias locais abrigam longas filas de peregrinos em busca do necessário sustento para o corpo, antes de se entregarem plenamente às cerimónias espirituais.

Por trás da harmonia deste evento religioso, há uma rede invisível de solidariedade e trabalho árduo. Centenas de voluntários, devotados e abnegados, colaboram incansavelmente nos bastidores, garantindo o sucesso logístico desta peregrinação. Desde a liturgia à hospedagem, da vigilância à gestão operacional, esses voluntários anônimos são os pilares sobre os quais repousa a grandiosidade deste evento espiritual.

As cerimónias oficiais da peregrinação, marcadas para começar às 21h30, prometem ser momentos de profunda conexão espiritual. A recitação do rosário e a solene procissão das velas darão início a uma noite de vigília, uma oportunidade para os fiéis mergulharem em oração e contemplação.

Ao romper da aurora da segunda-feira, a procissão eucarística às 07h00 marcará o início de um novo dia de devoção. A recitação do rosário e a missa internacional, presidida pelo cardeal Juan José Omella, às 10h00, encerrarão as cerimónias oficiais, culminando com a tradicional procissão do Adeus.

Neste encontro de fé e devoção, as fronteiras se dissipam, e os corações se unem em uma só voz de louvor e gratidão. Além da ilustre presença do cardeal espanhol e do Núncio Apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, a peregrinação será honrada pela participação de 17 bispos das dioceses portuguesas e do bispo de Tete, em Moçambique.

- Advertisement -

Que este encontro sagrado em Fátima seja um testemunho vivo da fé que une e fortalece, um farol de esperança em tempos de incerteza, e um lembrete solene do poder transformador da oração e da devoção. Que os peregrinos, “Chamados ao Encontro”, encontrem em Fátima a paz e a inspiração para continuar suas jornadas espirituais com renovado vigor e determinação.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Anabela Beirão
Anabela Beirão
Apresentadora do ORegiões web tv e compositora de genéricos musicais para ORegiões. Professora de música e terapeuta holística. Colabora semanalmente com seus artigos de opinião e crónica.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor