Quinta-feira,Novembro 14, 2024
12.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

INEM Reduz Tempo Médio de Espera nos Centros de Emergência para 19 Segundos com Novo Sistema de Triagem Automática

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou ontem que o tempo médio de espera para atendimento nas chamadas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) foi reduzido para 19 segundos. Este valor reflete a eficácia das novas medidas implementadas pelo instituto, entre as quais se destaca o sistema de triagem automática.

De acordo com o INEM, esta redução nos tempos de espera é resultado de várias ações de contingência, destinadas a melhorar a eficiência da central médica do CODU. Entre as medidas adotadas está o atendimento automático das chamadas, mecanismo ativado em momentos de sobrecarga do sistema. Esta iniciativa surge na sequência de várias queixas de atrasos no atendimento do INEM, que foram associadas a falhas que alegadamente provocaram a morte de, pelo menos, dez pessoas. Estes incidentes estão atualmente sob investigação, estando também em análise a relação entre os atrasos no atendimento e a greve às horas extraordinárias no instituto, greve essa que foi suspensa após o Governo iniciar negociações sobre questões salariais e de progressão de carreira.

O novo sistema de triagem automática implementado permite que, quando o tempo de espera atinge três minutos, a chamada seja atendida de forma imediata. O contacto é então direcionado para um sistema onde o utente responde a perguntas simples, com respostas de “sim” ou “não”, agilizando a priorização dos casos. Dependendo da gravidade da situação, o sistema automático determina se os meios de emergência devem ser acionados de imediato ou se a chamada será transferida para o SNS 24.

Adicionalmente, o INEM informou que reforçou as escalas de atendimento durante o período diurno, integrando enfermeiros nas equipas do CODU, de forma a garantir uma resposta mais célere e eficaz aos cidadãos. O instituto compromete-se a manter todos os esforços para melhorar o serviço prestado à população, reconhecendo a importância de uma resposta rápida e eficaz nas situações de urgência médica.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor