Segunda-feira,Março 31, 2025
12.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Crónica Holística Semanal (Abraão)

Namasté! Continuamos com as crónicas que demos início na semana passada, sobre OS GRANDES MESTRES DO PASSADO, da Humanidade, que de alguma forma, influenciaram a nossa cultura, história e religiosidade. Perceber o seu contexto histórico e entender o que vieram trazer à Humanidade e em que isto se enquadra os dias de hoje.

Hoje vou falar de ABRAÃO.

As únicas referências a Abraão, vêm da bíblia, sendo este uma personagem, citado no Gênesis, e do qual se desenvolveram as religiões Abraâmicas, que são monoteístas:
O Judaísmo, O Cristianismo e o Islamismo.

Atualmente, apesar dos arqueólogos não encontrarem nenhum registro sobre Abraão, encontraram aldeias com os nomes de familiares de Abraão (seu avô NAOR e bisavô SERUGUE) na atual Turquia, numa região designada outrora de Harã.

Provavelmente, Abraão teria vivido entre os sec. XXI e XVIII a.C.. Segundo a Bíblia, Abraão vem da 9.ª geração de SEM, SEM que foi um dos filhos de Noé, que sobreviveu às águas do dilúvio. Neste livro sagrado para os fiéis, relata toda a história e descendência, bem como passagens importantes da vida de Abraão.

imagem de abraão
Foto DR

Importa realçar que, numa dessas passagens, relata uma revelação, de que Abraão seria Pai de muitas Nações.No cap. 15 de génesis, Deus aparece a Abraão e pede-lhe um sacrifício, pede-lhe a morte do seu filho. Abraão segue as ordens sem ripostar e no momento que iria proceder ao sacrifício, Deus envia um anjo e seu filho é poupado da morte certa.

Deus afirma que estaria a testar a lealdade de Abraão e por conta da sua lealdade, Deus estabelece uma aliança com Abraão, que lhe promete inúmeros descendentes e o torna Pai de muitas Nações.

Relativamente às religiões Abraâmicas, o JUDAÍSMO, originário da Torá Escrita e da Bíblia Hebraica, ou Tanak, é considerado pelos judeus religiosos, como expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com os filhos de Israel.

O CRISTIANISMO, é uma religião centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tal como é apresentado no Novo Testamento.

O ISLAMISMO, religião originária do Alcorão, um texto sagrado, considerado pelos fiéis como sendo a Palavra de Deus, Alá, e considerado os ensinamentos de Maomé, o último profeta de Deus.

Segundo estudos, esta era uma época da descoberta de como cultivar terras, organizar cidades e do crescimento da vida urbana. Época da descoberta do cozimento da cerâmica e da fundição do cobre. As cidades prosperavam graças ao comércio. Achados arqueológicos comprovam uma excelente atividade de intercâmbio cultural entre as civilizações do Egipto e da Mesopotâmia.

Há muito a dizer sobre Abraão, mas não cabe nesta crónica. Importa só perceber que, toda a narrativa de Abraão, sendo esta verdade literal ou meramente simbólica, reflete os pensamentos, a forma de estar e a cultura daquela região e daquela época.

Importa também saber que as histórias foram sendo passadas de geração em geração, de forma oral, susceptível a erros e que esta narrativa só foi escrita após o exílio.

Abraão deixou 4 lições importantes, que poderão ter aplicação na nossa vida, seja em forma de meditação, ou até na forma de um alento para as esperanças humanas. A saber:

1 – Deus não tem pressa;
2 – O Senhor recompensa a nossa obediência;
3 – Deus não se esquece
4 – Deus cumpre o que promete.

São 4 lições que nos fazem pensar e, quiçá até, pensar na forma de como enquadra-las no dia a dia de cada um.

Até à próxima crónica!

Namasté!

[soundcloud]https://soundcloud.com/oregioes/2-os-grandes-mestres-do-passado-abraao[/soundcloud]

Anabela Beirão
Terapeuta Holística
Consultas: 969472825
www.planetaimpacto.wixsite.com/novaera

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Anabela Beirão
Anabela Beirão
Apresentadora do ORegiões web tv e compositora de genéricos musicais para ORegiões. Professora de música e terapeuta holística. Colabora semanalmente com seus artigos de opinião e crónica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.