Segunda-feira,Março 31, 2025
12.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Crónica Holística Semanal (Allan Kardec)

Namasté! Hoje iremos finalizar as crónicas sobre o tema OS GRANDES MESTRES DO PASSADO, da Humanidade, que de alguma forma, influenciaram a nossa cultura, história e religiosidade. Perceber o seu contexto histórico e entender o que vieram trazer à Humanidade e em que isto se enquadra os dias de hoje.

Na última crónica, escrevi sobre um grande filósofo e matemático jónico- Pitágoras! Hoje viajamos até França e escrevo sobre outra grande figura da humanidade, ALLAN KARDEC.
Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais tarde conhecido pelo pseudónimo Allan Kardec, nasceu em 3 de Outubro de 1804 em Lyon, França. Veio a falecer 64 anos depois em Paris, cidade onde acolhe a sua belíssima sepultura.

DR

Rivail foi um influente educador, pedagogo (dedicando-se à luta para uma maior democratização do ensino público), autor e tradutor francês. No entanto, a sua maior influência é como CODIFICADOR DO ESPIRITISMO.

Vindo de famílias bem estabelecidas com tradição na magistratura e na advocacia, Rivail teve a possibilidade de concluir os seus estudos enveredando pelas ciências e filosofia. Era membro de várias sociedades académicas e tornou-se membro da Real Academia de Ciências Naturais.

Portanto, Rivail era um perfeito CIENTISTA, tórico, cético, nada adepto das religiões. Tampouco era médium, não possuía clarividência (particularidade de observar/sentir o mundo dos mortos). No entanto, o assunto da CLARIVIDÊNCIA o fascinava. Na época, França proliferava em fenómenos paranormais, chamados de Mesas Redondas. Onde supostamente haveriam pessoas que se reuniam e teriam a particularidade, através da clarividência, falar com os espíritos. O seu fascínio sobre este tema não se prendia pelo fato de ter a pretensão de se tornar um clarividente, mas sim, como puro cético que era, pretendia, através da sistematização de um método científico, comprovar que essas sessões eram fraudulentas, tendo à cabeça maioritariamente, charlatões.

Por conseguinte, começou a levar o seu método científico (determinadas perguntas, descrição dos resultados dos fenómenos e observação através da visão científica), por várias reuniões de mesas redondas e foi registrando tudo o que ouvia e aconteceria nessas sessões.

Houve reuniões em que os burlões eram desmascarados, mas houve muitas outras que Kardec não conseguia encontrar explicação para o fenómeno ocorrido. Aos poucos, Allan convenceu-se que haveria algo de sobrenatural em determinadas reuniões. Primeiramente, atribuiu esses fenómenos a um género de magnetismo animal e humano. Posteriormente, convenceu-se que haveria de facto comunicação com o outro lado.

Através das suas milhares de perguntas feitas e dos seus registros, RIVAIL, lança a sua primeira obra «O Livro dos Espíritos», que consiste numa obra onde reúne todas as informações credíveis, dadas por determinadas Entidades, e as organizou de modo a obter um livro que descodifica o outro lado e dá respostas às questões mais profundas da humanidade.

Com o lançamento deste livro, RIVAIL adota o pseudónimo Allan Kardec, por conselho de uma das Entidades que consigo comunicavam e também, para distinguir estas pesquisas dos seus outros trabalhos académicos.

No ano em que Kardec morreu, esta doutrina já era seguida por mais de 8 milhões de pessoas.
Camurça, historiador, situa o espiritismo dentro do contexto cientificista do século 19. “Ele chama o espiritismo de terceira revelação, sendo a primeira Moisés, a segunda Jesus Cristo. Esta terceira seria a revelação da modernidade, com a Terra já evoluída para receber essa doutrina que explicaria a humanidade”, afirma.

Conhecida esta doutrina também doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista, o espiritismo é uma doutrina espiritualista e reencarnacionista que se estabeleceu em França, por volta do século XIX, mas foi no nosso belíssimo país irmão, Brasil, que esta doutrina encontrou solo fértil e se propagou no séc. XX.

Brasil tem uma história xamânica importante originada pelos índios e negros, deixando esta marca cultural no povo brasileiro, tornando-o propicio e de mente aberta, à aceitação de outras realidades multidimensionais. O espiritismo tornou-se a terceira religião com mais adeptos do país, após o catolicismo e as evangélicas, segundo dados estatísticos o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados em 2010.

O Brasil tem o seu órgão representativo, a Federação Espírita Brasileira, sendo o mais importante expoente do Espiritismo, Chico Xavier (1910-2002), seguido do atual Divaldo Franco.

Em resumo do tema dos Grandes Mestres do Passado, percebemos que todos eles deixaram a sua marca no mundo dos dias de hoje.

Desde Abraão, que deu origem às religiões abraâmicas como o judaísmo, cristianismo e o Islamismo, a Lao Tsé da antiga China, fundador do Taoísmo, a Siddhartha Gautama, O Buda, ao cientista de que escrevo no tema de hoje, Allan Kardec, todos eles influenciaram a humanidade sob a perspetiva de que existe algo superior a nós, quer esteja fora ( abraâmico), quer esteja dentro ( taoismo e budismo), quer dentro e fora (espiritismo).

Segundo o espiritismo, um mundo muito organizado de Entidades que nos orientam e nos auxiliam na evolução da humanidade enquanto sociedade, assim a humanidade evolui ou retrocede, perante este jogo de xadrez, ou este jogo virtual, que é a VIDA.

Caro leitor e ouvinte, concluo dizendo que, independentemente da sua religião, ou filosofia, ou ceticismo, «jogue bem a sua peça de xadrez, com bondade no coração, seguido de inteligência». Aproveite a vida, seja feliz e leve a felicidade aos outros também, por meio de palavras e ações. Esta é a melhor religião que há!

Namasté!

[soundcloud]https://soundcloud.com/oregioes/12-os-grandes-mestres-do-passado-allan-kardec[/soundcloud]

Anabela Beirão
Terapeuta Holística
Consultas: 969472825
www.planetaimpacto.wixsite.com/novaera

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Anabela Beirão
Anabela Beirão
Apresentadora do ORegiões web tv e compositora de genéricos musicais para ORegiões. Professora de música e terapeuta holística. Colabora semanalmente com seus artigos de opinião e crónica.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.