Namasté! Continuamos com as crónicas sobre OS GRANDES MESTRES DO PASSADO, da Humanidade, que de alguma forma, influenciaram a nossa cultura, história e religiosidade.
Perceber o seu contexto histórico e entender o que vieram trazer à Humanidade e em que isto se enquadra os dias de hoje.
São três crónicas dedicadas às religiões abraâmicas, sendo que esta semana abordarei o Profeta que é seguido pelo CRISTIANISMO. Hoje vou falar de JESUS DE NAZARÉ.
Jesus de Nazaré nasceu, provavelmente, no ano 6 a C., segundo pesquisas que deram conta deum erro de datação, pelo Monge Dionísio Exíguo, aquando a Igreja reformulou o calendário, no séc. VI. O dia 25 de Dezembro, que os cristãos celebram atualmente, como sendo a data de nascimento de Jesus Cristo, é uma data simbólica, uma vez que a tradição desta data vem da festa do Solstício de Inverno, celebrada pelos Romanos e posteriormente adotada pela Igreja Católica como referência ao nascimento de Jesus.
As informações existentes sobre a vida de Jesus são provenientes de 4 evangelhos canônicos, que pertencem ao Novo Testamento, escrito em Grego, pelos seguidores dos apóstolos Mateus, Marco, João e Lucas.
Segundo estes relatos, Maria daria à luz um menino concebido pelo Espírito Santo. Jesus nasceu em Belém, sendo visitado por três reis magos (pertencentes a uma casta de sábios da Pérsia), conduzidos por uma estrela.
Da infância e juventude de Jesus, pouco se sabe. Sabe-se que foi para o Egito, fugido do castigo do Rei Herodes. Um tempo depois foi morar para Nazaré, na Galileia.
Aos 12 anos viajou com os pais de Nazaré para Jerusalém, para celebrar a Páscoa Judaica, tendo ficado três dias do Templo de Jerusalém, discutindo com os sacerdotes, que admiravam os seus discursos.
Nos evangelhos de Marcos e Mateus, também relatam que Jesus tinha 4 irmãos, Thiago, José, Simão, Judas, além de duas irmãs não nomeadas.
Aos 30 anos, Jesus é batizado pelo Profeta João, nas águas do Rio Jordão e a partir deste ato, Jesus inicia uma jornada de 3 anos de pregação e milagres.
Morreu crucificado na cruz, aos 33 anos de idade. Após a morte, existem vários relatos sobre a ressurreição de Jesus, tendo este aparecido a Maria e aos seus discípulos.
O CRISTIANISMO, começou a espalhar-se, a partir de Jerusalém, depois Oriente Médio,tornando-se a religião oficial da Armênia em 301, seguido da Etiópia, Gregória e atingido o Império Romano somente em 380. Na Idade Média, a Igreja cresceu e na Era dos Descobrimentos expandiu-se pelo globo.
O Imperador Romano, Constantino – O Grande, foi quem legitimou o Cristianismo. Mandou construir basílicas, apoiou o Clero isentando-o de pagamentos de impostos, aboliu a crucificação e as batalhas dos gladiadores. Instituiu o Domingo como feriado. No entanto, o Cristianismo só foi tornado oficial em Roma em 380 pelo Imperador Teodósio.
Atualmente, o catolicismo divide-se em 23 vertentes, tais como o Protestantismo e a Igreja Ortodoxa.
Existem alguns achados arqueológicos, ainda questionáveis, nomeadamente a descoberta da casa de infância de Jesus.
Descobriram-se os Manuscritos Evangélicos do Mar Morto, escritos em grego, com cerca de dois mil anos.
Hoje, o Cristianismo é apontado como a maior religião. Segundo dados disponibilizados pela CIA dos EUA, 31,4% da população mundial é católica.
Realço que o Cristianismo celebra uma data simbólica, não celebrando a data real do nascimento de Jesus Cristo. Realço também, que os 4 Evangelhos Canônicos, foram escritos em grego, não pelos apóstolos, mas pelos discípulos dos 4 apóstolos. Quer isto dizer que as histórias foram passadas de forma oral entre 1 e 2 gerações e que foi traduzida, até aos dias de hoje em 2454 línguas. Portanto, susceptível a erros de interpretação, seja pelos idiomas diferentes, seja por erros que já estavam presentes na forma oral antes de passar para a escrita. Pois o Humano, com a sua imperfeição, tem por hábito «de um ponto acrescenta outro ponto».
Os textos bíblicos têm conteúdo histórico e simbólico. E pelo fato atrás mencionado, não deve ser lida de forma literal.
Um dos legados de Jesus Cristo, foi ter reduzido os 10 Mandamentos de Moisés em 2 mandamentos:
«Ame o Senhor seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento, de todas as suas forças.» Marcos 12:30
«Ame o seu próximo com a si mesmo». Marcos 12:31
Até à próxima crónica!
Namasté!
[soundcloud]https://soundcloud.com/oregioes/4-os-grandes-mestres-do-passado-jesus-de-nazare[/soundcloud]
Anabela Beirão
Terapeuta Holística
Consultas: 969472825
www.planetaimpacto.wixsite.com/novaera