Terça-feira,Abril 1, 2025
17.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Rover Perseverance da NASA Descobre Rocha Potencialmente Indicativa de Vida Antiga em Marte

O rover Perseverance da NASA encontrou uma rocha “intrigante” na superfície de Marte, que pode ter alojado vida microbiana há milhares de milhões de anos, segundo dados divulgados na sexta-feira pela agência espacial norte-americana

Rover Perseverance da NASA Descobre Rocha Potencialmente Indicativa de Vida Antiga em Marte
Foto: Pplware – Sapo – A NASA refere que o seu rover Perseverance descobriu uma rocha irregular em forma de ponta de seta com características que podem sugerir a existência de vida microbiana

A rocha, apelidada de “Cheyava Falls”, foi recolhida pelo robô de seis rodas a 21 de julho na região norte de Neretva Vallis, um antigo vale fluvial com cerca de 400 metros de largura. As primeiras análises revelam que a rocha possui características que podem ser indicadores de vida antiga.

“A rocha exibe assinaturas químicas e estruturas que poderiam ter sido formadas pela vida há milhares de milhões de anos, quando a área explorada pelo rover continha água corrente”, informou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.

Ken Farley, da equipa científica do rover, destacou: “Esta é a rocha mais intrigante, complexa e potencialmente importante investigada até agora pelo Perseverance.”

A rocha apresenta grandes filões brancos de sulfato de cálcio e manchas avermelhadas, indicando a presença de hematite, mineral que confere a Marte seu tom enferrujado. “Na Terra, estas características estão frequentemente associadas ao registo fossilizado de micróbios que vivem no subsolo,” acrescentou David Flannery, astrobiólogo da equipa do Perseverance.

Os vestígios encontrados na rocha, que incluem manchas esbranquiçadas rodeadas de material preto, contêm ferro e fosfato, o que surpreendeu os cientistas. “Ainda há muitas dúvidas sobre as características da rocha,” lembrou Farley. Para um estudo mais completo, é necessário trazer a rocha para a Terra.

A NASA está a planear uma missão para devolver as amostras recolhidas pelo Perseverance. O plano mais recente envolve um investimento de até 11 mil milhões de dólares, representando um desafio orçamental significativo.

A descoberta da rocha “Cheyava Falls” pelo rover Perseverance marca um avanço na busca por sinais de vida antiga em Marte. No entanto, mais investigações são necessárias para confirmar se os vestígios encontrados são de origem biológica ou resultado de processos não biológicos. A campanha para trazer as amostras para a Terra promete fornecer respostas cruciais sobre a história da água na cratera Jezero e, possivelmente, sobre a existência de vida no planeta vermelho.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.