A Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, será palco da apresentação do livro “História de Vida” de João Rolo, no próximo dia 19 de novembro, pelas 18h00. O evento contará com a presença da Professora Maria do Carmo Marques, que participará na sessão, enriquecendo o encontro com a sua visão e contributo para a compreensão da obra.
Sobre o Autor: Coronel João Rolo
Nascido a 15 de março de 1958 na cidade da Beira, Moçambique, o Coronel João Rolo é uma personalidade com um percurso de vida marcado pelo serviço à sociedade e pela ligação a Castelo Branco, cidade que adotou como sua desde jovem. Viveu na vila de Moatize até 1970, altura em que se mudou para Castelo Branco, onde estudou na Escola Industrial e Comercial e integrou as camadas jovens do Benfica de Castelo Branco, além de ter jogado na equipa sénior da Póvoa de Rio de Moinhos.
A sua carreira militar teve início na Escola Prática de Cavalaria em Santarém, onde realizou a recruta em 1979. Prestou serviço no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida entre 1980 e 1984. Em 1985, ingressou no Curso de Formação de Oficiais da GNR, iniciando funções como Tenente no CIP/GNR em Portalegre no ano seguinte. Ao longo da sua carreira, desempenhou diversas funções de destaque, como Chefe da Secção de Recrutamento da GNR em Lisboa (2004-2006) e Comandante do Centro de Formação de Praças em Portalegre, função que ocupou até à reforma, em 2010, com o posto de Coronel.
O autor, atualmente residente em Portalegre, mantém, no entanto, fortes laços com Castelo Branco, cidade que desempenha um papel central na sua história de vida, também retratada na sua obra.
Sobre o Livro: “História de Vida”
“História de Vida” é uma obra que revela, através de uma escrita sincera e envolvente, os momentos determinantes do percurso de João Rolo. Neste livro, o autor revisita memórias de infância e juventude vividas em Moçambique e Castelo Branco, passando pelas experiências no serviço militar e na Guarda Nacional Republicana, bem como as relações e aprendizagens acumuladas ao longo dos anos. É uma viagem autobiográfica que proporciona ao leitor uma visão íntima e reveladora da vida de um homem cuja dedicação e sentido de missão marcaram a sua trajetória.
A sessão de apresentação será aberta ao público, convidando todos os interessados em conhecer de perto a narrativa deste autor que preserva, através das suas memórias, a ligação entre passado e presente.