O NECEP (Católica-Lisbon Forecasting Lab) estima que a economia portuguesa tenha crescido 2,1% no quarto trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, e 1% em relação ao trimestre anterior. Com base nesta projeção, a previsão de crescimento para o conjunto do ano de 2024 foi revista para uma expansão de 1,7%, valor inferior à estimativa de 1,8% que consta no Orçamento do Estado para 2025.
A previsão para o crescimento económico em 2025 foi revista em alta, situando-se agora em 2,2%, um ajuste positivo de 0,4 pontos percentuais em relação à estimativa anterior. Este aumento está relacionado com o elevado crescimento registado no final de 2024 e o efeito de arrastamento para o início deste ano. O crescimento de 2,2% para 2025 também supera a previsão do Governo, que aponta para uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,1% para este ano.
Quanto a 2026, o NECEP perspetiva que o crescimento se mantenha estável, com uma taxa de 2,2%, ligeiramente acima do crescimento tendencial de 2,0% estimado para a economia nacional.
Em relação à economia da Zona Euro, o NECEP prevê que o PIB da região cresça 1% em 2025 e 1,3% em 2026. Apesar disso, os economistas alertam para o risco de uma recessão suave, especialmente na Alemanha, devido a excessos de compromissos financeiros e às consequências da política monetária adotada durante os anos da pandemia, que ainda afetam as economias da Europa e da América do Norte.