Mais antiga do que a República Portuguesa, a velhinha mas resistente Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, no concelho de Penamacor, comemora no próximo mês de Setembro os seus 115 anos de existência.

Com desfile e concerto a partir das 16 horas do próximo dia 23 de Setembro, sábado, para além da Banda aniversariante, estarão ainda presentes as bandas amigas e solidárias da Associação Filarmónica Bidoeirense, a Banda Recreativa Portomosense e a Associação Filarmónica Montalvense.
O animado e musical aniversário, que decorrerá no espaço polidesportivo desta bela aldeia beirã, culminará com um jantar-convívio para todos os associados, ao preço de 7,5 euros, assim como os amigos e admiradores da Banda também poderão jantar e conviver, através do pagamento de 15 euros.
Após passar por múltiplas vicissitudes ao longo de mais de um século, a resistente Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires orgulha-se da sua história e do enorme número de jovens que despertou e formou para a música, continuando assim a ser uma lídima representante da cultura popular e do associativismo penamacorense.
Em aniversários anteriores, sempre esta Filarmónica penamacorense e beirã desejou como prenda a instalação em nova e condigna sede, facto que demora a concretizar-se, mesmo que a sua já longa existência provenha de tempos régios.