Terça-feira,Julho 15, 2025
16.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ignorância

Há largos meses, numa das raras conversas com um amigo que muito estimo, ele “largou” um “se tu soubesses o que eu não sei, eras um génio!”.

Confesso que olhei para ele a tentar descobrir onde é que ele tinha escondido o meu verdadeiro amigo e só mais tarde entendi a verdadeira dimensão das suas palavras.

Com efeito o nosso conhecimento é limitado quando o comparamos com a imensidão que desconhecemos e, normalmente, são aqueles que mais sabem que têm uma atitude mais humilde perante esse conhecimento.

O contrário também é verdade e costuma manifestar-se de forma mais ostensiva. Aqueles que menos sabem gostam de mostrar o seu desconhecimento tentando mostrar que sabem mas mostrando invariavelmente que não sabem.

Voltando ao meu amigo e às nossas raras conversas, tenho que ter a humildade para afirmar que, apesar de raras, “regresso” sempre mais rico dessas nossas conversas.

Felizmente tenho mais amigos assim. Amigos que me “enriquecem” mas que me dão espaço para “enriquecer” à minha maneira. Amigos que partilham mas que não impõem. Amigos que me ensinam e que contribuem para diminuir a minha ignorância. Amigos que, acima de tudo, me ajudam a relativizar o meu conhecimento.

E enquanto assim for, estarei a aprender, mas consciente que por mais que aprenda, esse conhecimento será sempre infinitamente mais pequeno que o meu desconhecimento…

E, em síntese, continuarei a “assentar” a minha evolução nestes pilares: conhecimento e ignorância!

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Vasco Damas
Vasco Damas
Tem 54 anos e vive na vila de Tramagal (Abrantes). É consultor imobiliário, tendo exercido funções de gestor no ramo da distribuição de materiais de construção e bricolagem, onde liderou equipas e contribuiu para o crescimento das pessoas, levando-as a ultrapassar os limites que julgavam ter. Valoriza o equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar (seu porto de abrigo), o convívio com os amigos e a atividade cultural e desportiva, jogando nos veteranos dos Dragões de Alferrarede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.