18:17 | Sábado,Dezembro 9, 2023
17.4 C
Castelo Branco

NICARÁGUA: Autoridades confiscam mosteiro das irmãs trapistas e expulsam do país mais um padre e duas religiosas

Nos últimos dias, o regime de Daniel Ortega confiscou um mosteiro de irmãs Trapistas, entregando-o a uma estrutura governamental, e expulsou do país um sacerdote e duas religiosas que dedicavam as suas vidas ao serviço dos mais idosos…

A Semana Santa na Nicarágua não ficou apenas marcada pela proibição de procissões nas ruas, no espaço público. Calcula-se que cerca de duas dezenas de pessoas tenham sido detidas por eventos relacionados com a expressão pública da fé. As iniciativas repressivas das autoridades começaram logo no dia 3 de Abril.

- Publicidade -
NICARÁGUA: Autoridades confiscam mosteiro das irmãs trapistas e expulsam do país mais um padre e duas religiosas
DR

Nessa segunda-feira, início da Semana Santa, o regime expulsou do país um padre do Panamá, o claretiano Dinanciano Alarcón, por este ter denunciado, numa homilia, a situação em que se encontra o Bispo de Matagalpa, D. Rolando Álvarez, condenado a 26 anos e quatro meses de prisão, e também por ter realizado uma procissão não autorizada.

O próprio sacerdote, em declarações à rádio Hogar, da Arquidiocese do Panamá, explicou como foi colocado na fronteira. “Eles colocaram-me numa viatura com dois polícias e levaram-me até à fronteira [com as Honduras] e disseram-me: ‘você está fora do país e não pode voltar mais’.” O superior dos cleretianos para a América Central, padre Islamel Montero, afirmou, entretanto, que o sacerdote “estava a ser seguido”, desde há vários dias pelas autoridades.

Mosteiro confiscado, irmãs expulsas

Já na semana passada, na terça-feira, dia 11, as autoridades confiscaram o mosteiro das irmãs trapistas, situado em San Pedro de Lóvago, em Chontales, entregando o edifício ao INTA, o Instituto Nicaraguense de Tecnologia Agrícola. As freiras já tinham abandonado o mosteiro a 24 de Fevereiro, estando agora no Panamá. As religiosas, que pertencem à Ordem das Irmãs Cistercienses de Estrita Observância, chegaram a informar na sua página oficial no Facebook que deixavam “voluntariamente o país” ao fim de 22 anos, mas que permanecerão “sempre unidas na oração e na amizade” ao povo da Nicarágua.

Logo no dia seguinte, 12 de Abril, após o confisco do mosteiro, duas outras religiosas que se dedicavam ao cuidado dos mais idosos foram também expulsas do país. Ambas as irmãs, Isabel e Cecília Blanco Cubillo, são costarriquenhas, pertencem à Congregação Dominicana da Anunciação, e estavam a trabalhar num abrigo para idosos, o lar López Carazo, que tem actualmente cerca de 40 utentes. As duas religiosas estão agora na Costa Rica.

Direitos humanos sob vigilância

- Publicidade -

Estes acontecimentos ocorrem na mesma altura em que a ONU decidiu aprovar, a 3 de Abril, e por mais dois anos, a extensão do mandato dos peritos internacionais que estão a investigar a situação de direitos humanos na Nicarágua.
No mês passado, recorde-se, este grupo de peritos apresentou um relatório em que se denunciam “violações de direitos humanos que configuram crimes contra a humanidade”, e que estão a ser cometidos “contra civis na Nicarágua”.

Segundo o relatório, as alegações de abusos, que incluem “execuções extrajudiciais, prisões arbitrárias, tortura, privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer em seu próprio país”, não são casos isolados, mas sim “o produto deliberado do desmantelamento de instituições democráticas e da destruição do espaço cívico-democrático”.

Um dos relatores independentes, Jan Simon, disse que essas violações estão a ser cometidas “de forma sistemática e configuram crimes contra a humanidade de assassinato, encarceramento, tortura, violência sexual, deportação e perseguição política”.

Igreja sem embaixada

Um dos alvos principais da repressão das autoridades de Manágua é a Igreja Católica. No mês passado, a Santa Sé deixou, inclusivamente, de ter representação diplomática na Nicarágua com a saída do encarregado de negócios. O encerramento representação do Vaticano fora pedido pelo governo nicaraguense a 10 de Março na sequência de declarações do Papa Francisco a um ‘site’ argentino. Nessa entrevista, o Santo Padre fala do “desequilíbrio da pessoa que lidera” a Nicarágua, referindo-se a Daniel Ortega, e descreve o país como sendo uma “ditadura grosseira”, comparando-a à tirania soviética de 1917 e à de Hitler, em 1935.

Com a saída do último representando do Vaticano da Nicarágua, o edifício da Nunciatura Apostólica e os seus bens e arquivos foram confiados à representação italiana, de acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. O fecho da embaixada é o culminar do afastamento nas relações entre os dois Estados, depois de há um ano, a 12 de Março de 2022, o núncio apostólico, ou seja, o embaixador do Vaticano, D. Waldemar Stanislaw Sommertag, ter sido também expulso do país.

Medidas repressivas

As medidas repressivas contra a Igreja parecem de facto imparáveis. Além da proibição das procissões nas ruas durante a Semana Santa, da prisão do Bispo de Matagalpa, do confisco do mosteiro das Irmãs Trapistas, da expulsão de padres e de religiosas – as autoridades já tinham provocado também a saída do país, em Julho do ano passado, das Missionárias da Caridade, a congregação fundada pela Santa Madre Teresa de Calcutá –, as autoridades da Nicarágua decidiram também e já recentemente, o encerramento de duas universidades católicas, a de São João Paulo II e a Autónoma Cristã da Nicarágua e também da Fundação Mariana de combate ao Cancro e ainda de dois escritórios da Caritas. Antes disso, o regime de Daniel Ortega já tinha mandado encerrar o canal de televisão da Conferência Episcopal e de outras seis estações de rádio católicas.

Últimas

Detido suspeito da prática do crime de homicídio com motoserra

Foi detido um homem por fortes suspeitas de ter...

Bacalhau, peru, vinho ou azeite? Ceia de Natal custará mais 5€ este ano

Bacalhau, peru, vinho ou azeite? Ceia de Natal custará...

Rede Politécnica A23: Microcredenciação em Fogo Controlado inicia atividades práticas

A edição de 2023/ 24 da microcredenciação em Fogo...

Famílias de reféns luso-israelitas rezam em Lisboa

Famílias de reféns luso-israelitas sequestrados pelo Hamas rezam em...

Repórteres Sem Fronteiras instam à Abertura do Posto Fronteiriço de Rafah

A influente organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou...
- Publicidade -
Paulo Aido
Paulo Aido
Jornalista da imprensa escrita, Web e rádio.

Repórteres Sem Fronteiras instam à Abertura do Posto Fronteiriço de Rafah

A influente organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou um apelo enfático na quinta -feira, exigindo a abertura imediata do posto fronteiriço de Rafah,...

Israel Eleva Nível de Alerta a Viagens para Países Europeus

Israel Eleva Nível de Alerta para Viagens à Maioria dos Países Europeus devido a Ameaças de Segurança. O Conselho de Segurança Nacional de Israel...

Confrontos intensos persistem entre Israel e o Hamas

Confrontos intensos persistem entre Israel e o Hamas após dois meses de guerra. Prestes a completar dois meses, a guerra entre Israel e o...

Secretário-geral da NATO Adverte sobre Más Notícias na Ucrânia

Secretário-geral da NATO Adverte sobre Possibilidade de Más Notícias na Ucrânia e Apela ao Reforço da Produção de Armamento na Europa. O secretário-geral da...

Eleições Antecedem Cenário Político Transformador na UE Rumo às Europeias de 2024

Eleições Antecedem Cenário Político Transformador na UE Rumo às Europeias de 2024. À medida que se aproximam as eleições europeias de junho de 2024,...

Tensões crescendo na Moldávia enquanto Moscovo alerta

O ministro dos Negócios Estrangeiros Russo, Sergei Lavrov, expressou hoje preocupações sobre a possibilidade iminente de a Moldávia se tornar a próxima vítima da...

Ursula von der Leyen Instiga Adesão Global aos Mercados de Carbono na COP28

A líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, participou da Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas (COP28), realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos,...

Cesar fogo entre Israel e Hamas liberta reféns

Cesar fogo entre Israel e Hamas liberta reféns. A trégua de quatro dias iniciada às 7h da Faixa de Gaza (5h em Portugal Continental)...