Começo este texto com uma declaração de interesses: sou candidato à presidência da Câmara Municipal de Abrantes pelo Movimento Independente ALTERNATIVAcom nas próximas eleições autárquicas que se realizam no próximo dia 12 de outubro.
Esta declaração de interesses prende-se com o que quero discorrer sobre algumas publicações nas redes sociais que têm partilhado o resultado de supostas sondagens relativamente aos resultados esperados das autárquicas aqui em Abrantes.
Não consigo precisar com rigor, mas estas supostas sondagens têm tido uma periodicidade praticamente semanal e têm partilhado que o Movimento ALTERNATIVAcom elegeria entre 0 e 1 vereador.
A última partilha é mais rigorosa e afirma inequivocamente que o ALTERNATIVAcom não elegerá nenhum vereador nas próximas eleições.
Declaração de interesses feita e enquadramento efetuado, apesar de não reconhecer credibilidade a estas supostas sondagens, vamos ao que interessa.
O Movimento ALTERNATIVAcom nasceu, formal e publicamente, no dia 11 de novembro de 2019. Desde esse dia, um conjunto de cidadãos, de forma altruísta, corajosa e desinteressada tem trabalhado todos os dias para encontrar as melhores soluções para as pessoas e para o desenvolvimento do território.
Entre 2019 e 2021, sob a forma de comunicado, tomou posição sobre todos os assuntos relevantes, enquadrando e diagnosticando a realidade e apresentando as soluções que, na nossa opinião faziam sentido. No entanto, tivemos sempre a humildade de afirmar que o objetivo era aumentar o debate sobre os assuntos, sendo as nossas opiniões, pontos de partida que poderiam ter diferentes pontos de chegada.
Depois das eleições autárquicas de 2021, passámos a fazer Propostas de Deliberação porque conseguimos eleger vários elementos para os diversos órgãos da democracia local, incluindo um vereador na Câmara Municipal e dois deputados municipais na Assembleia Municipal.
Desde outubro de 2021 até à presente data fomos uma oposição atenta, competente e que desde o primeiro momento honrou um dos seus compromissos, o de dar voz aos cidadãos.
Serve tudo isto para dizer que o resultado destas sondagens não nos desmoraliza nem nos retira o foco das nossas prioridades.
Os habitantes do concelho de Abrantes serão soberanos e a sua escolha será democraticamente aceite. É óbvio que sinto que podem perder a oportunidade de ter a única Alternativa que o concelho precisa, mas se optarem por continuar a ter mais do mesmo e penalizarem este Movimento, o único “culpado” serei eu por não ter tido a capacidade de passar a mensagem que o Movimento ALTERNATIVAcom tem sido a única oposição consistente e com trabalho para apresentar nos últimos seis anos.
Estou certo que as próximas semanas serão decisivas e acredito na capacidade de contágio de todos aqueles que estão comigo na construção desta Alternativa para capitalizar todo o trabalho que já desenvolvemos.
Sim, porque o concelho de Abrantes tem Alternativa!








