Entre os dias 14 de Fevereiro e 31 de Março, a Câmara Municipal de Penamacor, através dos seus serviços culturais e museológicos, promove e divulga um diversificado conjunto de actividades enquadradas neste período da “Quaresma Cristã” e que designa “Ciclo de Manifestações Culturais Religiosas – Vivências do Sentir”
Assim, nos dias 24 e 25 deste mês de Fevereiro decorreram dois concertos com viola e voz expressos por Pedro Rufino e Maria Mendes, os quais interpretaram música sacra adequada ao período quaresmal de compositores como Haendel, Schubert, Miguel Matamoros,e textos de William Shakespeare devidamente musicados para esta época, entre diversos outros, sem esquecerem as populares e locais “Encomendações das Almas” e o “Cantar dos Martírios”, recolhidos neste concelho penamacorense, ainda que com arranjos dos referidos intérpretes.
No primeiro destes dias, o concerto decorreu na Igreja do Convento de Santo António, o qual, com grandes lamentos, por insuficiente e lamentável falta de divulgação, contou com muito pouca assistência. Já no domingo, dia 25 de Fevereiro, e no Museu Dr. Mário Pires Bento na freguesia de Meimoa, por força do empenho e envolvência da Junta de Freguesia local na divulgação e dinamização da população, a assistência foi muito vasta, contando no final com o “Cantar dos Martírios” por parte de doze senhoras e dois homens meimoenses que integram o Grupo de Cânticos da Igreja local.
De grande relevância e importância sociocultural, este “Ciclo de Manifestações Culturais Religiosas” oxalá contribua para a criação no Concelho de Penamacor de um permanente Ciclo Expositivo de Arte Religiosa, o qual possa, através de um núcleo fixo, mas ao mesmo tempo de exposições temporárias e rotativas, contribuir para a preservação, divulgação e estudo do vasto e rico património material e imaterial de cariz religioso existente nas muitas igrejas e capelas existentes no Concelho de Penamacor, que se inclua efectivamente numa Rota de Arte Sacra do Concelho de Penamacor.
O autor deste texto já neste mesmo nosso “O Regiões” defendeu, a seu tempo, esta mesma necessidade e objectivo. Até agora sem grande efectividade, mas com a esperança que este Ciclo agora iniciado seja o real “pontapé de saída” para tal desiderato.
Após este concertos que decorreram no último fim de semana, o Ciclo “Vivências do Sentir” irá prolongar-se até ao fim de Março com Procissão dos Passos em Penamacor, Encomendação das Almas em Pedrogão de S.Pedro, Ladaínhas das Mulheres em Aldeia de João Pires e Penamacor, Lava Pés em Meimão, e diversas Procissões dos Passos e Via Sacra em diversas outras freguesias, como Benquerença e Meimão.
Ainda no âmbito musical este vasto e diversificado Programa terá os seus momentos altos no dia 16 de Março com um concerto pela Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires nesta freguesia, e um outro pelo Coro da Academia de Música e Dança do Fundão – Polo de Penamacor, no dia 23 de Março e no Convento de Sto.António. As Romarias de Nossa Senhora do Incenso, em Penamacor e no dia 1 de Abril; de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Penamacor e junto à fronteira com Espanha, no dia 14 de Abril; de Nossa Senhora da Quebrada, em Benquerença, no dia 12 de Maio e, finalmente, a antiga e bela romaria de Nossa Senhora da Póvoa nos dias 19 e 20 de Maio, na freguesia do mesmo nome, completam este vasto programa de cultos religiosos ligados à Quaresma e à Páscoa cristãs no concelho de Penamacor.