Quarta-feira,Outubro 23, 2024
22.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Crónica Holística Semanal (A lei do ritmo)

Namasté! Sobre o tema principal, As 7 Leis Herméticas, hoje irei abordar a quinta lei, A Lei Do RITMO. Esta lei refere que: «TUDO TEM FLUXO E REFLUXO, TUDO TEM SUAS MARÉS, TUDO SOBE E DESCE, O RITMO É A COMPENSAÇÃO».

A lei do ritmo
Foto DR

Portanto, tudo é cíclico, que como um movimento pendular, oscila de um lado para o outro, ou de uma força para a outra força oposta. Ou ainda, que como um círculo, às vezes está em cima e outras vezes está em baixo.

O ritmo rege a Humanidade desde os primórdios da sua existência. Desde os ciclos do sol e lua, desce os ciclos do plantio e da colheita, que levou a que as pessoas se organizassem em sociedade. Desde as estações do ano, desde a morte e o nascimento, desde o início e o término dos relacionamentos, é tudo cíclico, é tudo ritmo.

A história da humanidade está pontilhada de momentos cíclicos, senão vejamos:

- Publicidade -

– Em 1918 registou se o primeiro caso da gripe espanhola, cuja pandemia durou de 3 a 5 anos, levando á morte, a nível mundial, cerca de 50 milhões de seres humanos. Cem anos depois, eis que surge a pandemia do COVID, com menos mortes mundialmente registrados até ao dia que elaborei esta crónica, com cerca 6, 28 milhões. Um numero bem reduzido graças á ciência que deu resposta a esta pandemia, que se torna endémica nos dias de hoje.

– Depois da gripe espanhola, as economias das potencias mundiais daquele tempo enfraqueceram e anos depois eis que surge a II Guerra Mundial. Hoje, o Mundo está de olhos postos da Guerra patrocinada pela Rússia, onde a tensão é constante e onde já se ouve falar, infelizmente, no poderio nuclear de cada potencia mundial…Um verdadeiro Dejá Vu…… Um Ciclo, Um Ritmo!

Na religião, esta lei está presente no catolicismo, nos ritos de morte e nascimento do símbolo maior, Jesus Cristo, no espiritismo, nas reencarnações, consideradas necessárias para o desenvolvimento do espírito na matéria, no candomblé, os ritos de processos de limpeza espiritual….cada religião com seu rito e ritmo.

Do ponto de vista científico, observamos a morte e nascimento de estrelas, que remete que do Caos, nasce um Ordem. E assim num ritmo infindável de morte e nascimento.

A ciência explica bem este ritmo com a física. Quem descobriu esta lei da física, considerado o primeiro e grande astrónomo a usar o telescópio, cientista, físico, Galileu Galilei, que nasceu em 1564, deu o seu contributo em muitas áreas, mas no que toca a lei do ritmo, o seu contributo foi com a Lei do Pêndulo. «Um pêndulo é qualquer corpo rígido que gira em torno de um ponto fixo. O período de oscilação de um pêndulo só depende do comprimento do referido pêndulo e é independente da sua massa.

Τ= 2Π √1/g

Em que T é o período do pêndulo, l o comprimento do fio e g é a aceleração da gravidade».

Mais uma vez, esta lei, assim o como a lei da semana passada, a da polaridade, refere que o equilíbrio está no meio.

As filosofias pós-herméticas, como a Gnose, a Maçonaria, a Rosa Cruz e a Alquimia, também baseiam seus princípios na busca da lucidez e do equilíbrio. Porque estando em equilíbrio, não estamos mais sujeitos ás forças externas nem à mercê dos ritmos. Porque o que não vai, não volta. O que está, simplesmente….. ESTÁ! E neste estágio, de domínio da lei do ritmo, atingimos o auto domínio.

Finalizo com uma frase do grande mestre Pitágoras:

«Não é livre, aquele que não obteve o domínio de si próprio»!

Namasté!

[soundcloud]https://soundcloud.com/oregioes/5-a-lei-do-ritmo[/soundcloud]

Anabela Beirão
Terapeuta Holística
www.planetaimpacto.wixsite.com/novaera

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Anabela Beirão
Anabela Beirão
Apresentadora do ORegiões web tv e compositora de genéricos musicais para ORegiões. Professora de música e terapeuta holística. Colabora semanalmente com seus artigos de opinião e crónica.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor