Namasté! Sobre o tema principal, As 7 Leis Herméticas, hoje vou referenciar a segunda lei, A Lei Da Correspondência. Esta lei refere que: «O QUE ESTÁ EM CIMA É COMO O QUE ESTÁ EM BAIXO E O QUE ESTÁ EM BAIXO É COMO O QUE ESTÁ EM CIMA».
Este princípio hermético informa que existe uma correspondência entre os vários planos de existência, tantos nos planos superiores como nos planos inferiores.
Também refere que é igual o que está dentro como o que está fora, e este princípio é bastante notável no exemplo do microcosmo e macrocosmo. Quer isto dizer que o estudo do microcosmo pode ajudar o compreender a imensidão do macrocosmo.
Na CIÊNCIA, a descoberta do próprio átomo, onde os eletrões orbitam o protão, faz uma perfeita analogia ao sistema solar, onde os planetas orbitam a sua estrela. Ou então, a descoberta de filamentos gigantescos no Universo que interligam galáxias fazendo lembrar a rede neural do cérebro humano!
Na BIOLOGIA, segundo Émile Durkheim, sociólogo do sec. XIX, disse que «a sociedade se estrutura como um organismo vivo, onde os rios servem como analogia à corrente sanguínea», onde as guerras são analogias a doenças de pele do ser vivo maior, Gaia, o planeta terra.
Nas RELIGIÕES, esta lei está presente nas metáforas e analogias que permeiam os diversos textos sagrados. Num destes textos, uma frase se destaca: « Deus criou o homem à Sua Imagem e Semelhança». Assim como Deus, o Homem também cria o seu próprio Universo, o seu próprio mundo, recorrendo ao princípio que falei na crónica passada, A Lei do Mentalismo.
Numa visão mais Espiritualista, a Lei do Karma, trazida pelo codificador do espiritismo, Allan Kardec, sec. XIX, que afirma haver uma correspondência da vida atual de cada Ser com as suas vidas passadas, dando o nome de Reencarnação.
Portanto, é através desta Lei da Correspondência, que tudo e todos estamos conectados. Seres microscópicos são tijolos de construção de seres maiores, como o exemplo bem explicito de que cada corpo humano é constituído de, pelo menos, 10 trilhões de minúsculos seres vivos, as células.
E deste modo, o que está em cima é como o que está em baixo, bem como o que está em baixo é como o que está em cima! Até à próxima crónica!
Namasté!
[soundcloud]https://soundcloud.com/oregioes/2-a-lei-da-correspondencia[/soundcloud]
Anabela Beirão
Terapeuta Holística
www.planetaimpacto.wixsite.com/novaera