Segunda-feira,Abril 7, 2025
18 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Joaquim Jorge Lança Livro “Amizade – Com Conhecidos e Menos Conhecidos” e Reflete Sobre as Relações Pessoais e o Valor da Amizade Verdadeira

O fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, acaba de lançar um novo livro intitulado Amizade – Com Conhecidos e Menos Conhecidos,  com a chancela da Editora 5 Livros, que será apresentado ao público no próximo dia 11 de abril, sexta-feira, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia. O evento contará com a presença da comentadora de política internacional da SIC Ana Cavalieri,  que ficará responsável pela apresentação da obra

Este livro é, acima de tudo, uma verdadeira ode à amizade, abordando a importância das relações humanas autênticas e os laços de cumplicidade que nos ajudam a crescer e a viver. Em um estilo pessoal e sincero, Joaquim Jorge partilha com os leitores as suas experiências e reflexões sobre o que significa ter amigos, sendo que para ele, a amizade não é apenas uma questão de proximidade física, mas de confiança, respeito e dedicação.

“Adoro estar com pessoas que gosto, isso massaja-me a alma e dá-me um enorme prazer. Faço tudo para estar com pessoas, ajuda-me a viver. Evidentemente, já sofri imensos dissabores com amigos, mas não deixo de tentar estar junto de quem gosto e aprecio. Para ter amigos não é preciso ir a casa deles e estar assiduamente com eles. Um amigo é algo que perdura, vai além de tudo”, escreve Joaquim Jorge.

Em uma das passagens do livro, o autor revela a sua visão única sobre a amizade e a sua reserva quanto à exposição da sua vida pessoal. “Eu costumo dizer que sou amigo de muita gente até à entrada da porta da minha casa. Quem entra em minha casa tem acesso ao meu interior. A nossa casa diz muito do que somos. É uma espécie de roupa interior e isso não se mostra a qualquer pessoa.”

A obra também faz referência a amizades que marcaram a sua vida, desde os amigos mais conhecidos até os menos conhecidos, que de uma maneira ou outra, tiveram um impacto significativo na sua trajetória. Entre os amigos mais conhecidos, destacam-se figuras como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Luís Montenegro, líder do PSD. Ambos são mencionados de forma afetuosa e repleta de admiração, com Joaquim Jorge a relatar momentos e gestos que marcaram as suas relações com estas figuras públicas.

No livro, Joaquim Jorge partilha uma lembrança sobre Marcelo Rebelo de Sousa: “Considero-o um amigo. Mantenho com ele uma amizade especial, que passa por SMS e troca de opiniões sem ser maçador e intrusivo. Momentos que me deram muito orgulho de ter Marcelo como amigo e presidente”. O autor descreve ainda momentos de grande significado, como quando Marcelo esteve na Casa Branca, em Kiev com o presidente ucraniano Zelensky, e com a Rainha Isabel II de Inglaterra, destacando a classe e a sabedoria do Presidente.

No que diz respeito a Luís Montenegro, Joaquim Jorge partilha uma memória que remonta ao início da sua carreira política, quando o considerou um jovem promissor. “Recordo-me de numa eleição legislativa o terem colocado em 7.º lugar na lista de deputados do PSD, num lugar não elegível, e ele meteu mãos à obra com tanto denodo que foi eleito. É tenaz, lutador e não desiste”, escreve Jorge, evidenciando o carácter resiliente do seu amigo.

Além de amigos mais conhecidos, o livro dedica também espaço aos amigos que, embora menos visíveis publicamente, são igualmente essenciais para o autor. A obra menciona amizades duradouras, como a de Augusto, seu amigo de infância, ou a de Ana, uma amiga que o acompanha desde sempre, assim como a amizade com Carolina, a sua mulher, que o tem apoiado ao longo da vida.

Através deste livro, Joaquim Jorge oferece uma reflexão profunda sobre o valor das amizades e a maneira como estas nos moldam, proporcionando-nos momentos de felicidade e de aprendizagem. Amizade – Com Conhecidos e Menos Conhecidos é, portanto, uma obra que celebra os laços humanos, mostrando que a verdadeira amizade vai além da visibilidade pública e se constrói com respeito, empatia e dedicação.

A apresentação do livro no dia 11 de abril será uma oportunidade única para os leitores e admiradores de Joaquim Jorge conhecerem mais sobre a sua visão do que significa ser amigo, tanto no campo pessoal como no profissional.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Fernando Jesus Pires
Fernando Jesus Pireshttps://oregioes.pt/fotojornalista-fernando-pires-jesus/
Jornalista há 35 anos, trabalhou como enviado especial em Macau, República Popular da China, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul e Paralelo 38, Espanha, Andorra, França, Marrocos, Argélia, Sahara e Mauritânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.