Quarta-feira,Fevereiro 5, 2025
4.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Portugal importou quase 124 mil toneladas de bacalhau da Noruega em 2023

Cada português come, em média, cerca de 15 quilos de bacalhau por ano, um número que se tem mantido estável, segundo dados avançados pelo Norwegian Seafood Council (NSC). Por isso, não é de estranhar que tenhamos importado da Noruega quase 124 mil toneladas de bacalhau, o que representa mais de um terço do total de bacalhau exportado da Noruega

A exportação de bacalhau da Noruega para Portugal aproximou-se das 124.000 toneladas em 2023, o que equivale a 36% do total exportado, segundo dados do Norwegian Seafood Council (NSC).

“Em 2023, a exportação de bacalhau da Noruega para Portugal foi de 123.900 toneladas, o que representa 36% do total exportado”, avançou, em comunicado. Segundo a mesma nota, em 2024, à semelhança do que aconteceu no ano passado, a tendência vai recair sobre o consumo de bacalhau crescido, “dada a abundância desta categoria”.

No final do ano passado, o NSC tinha adiantado à Lusa que as exportações de bacalhau (inteiro) salgado e seco da Noruega para Portugal atingiram 17.915 toneladas, uma quebra de 15% face a 2022, mas o preço subiu 16%.

Por sua vez, as exportações de bacalhau salgado fixaram-se 17.836 toneladas, menos 4%, com o preço a crescer 24%, enquanto as exportações de bacalhau congelado recuaram 7% para 2.877 toneladas, sendo que o respetivo valor subiu também 24%. Já as exportações de bacalhau fresco/refrigerado da Noruega para Portugal totalizaram 922 toneladas, o que se traduziu numa diminuição de 63%, mas o preço cresceu 30%.

No comunicado divulgado este sábado, o NSC lembrou também que, no corrente ano, as quotas de pesca de bacalhau sofreram um corte de entre 20% e 25%, fixando-se nas 218.000 toneladas. “Isto representa um desafio para os compradores que terão de fazer face à grande competitividade dada a menor disponibilidade da espécie”, sublinhou.

O NSC é uma empresa pública que pertence ao Ministério do Comércio, Indústrias e Pescas da Noruega.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor