Domingo,Junho 1, 2025
23.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Mota-Engil “já ganhou” construção de linha de Alta Velocidade

O consórcio da Mota-Engil é, em princípio, o vencedor do concurso para o primeiro troço da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, a confirmar-se o afastamento do outro concorrente, liderado pela espanhola Sacyr. Mas, nem o Governo, nem a Infraestruturas de Portugal anunciaram ainda os candidatos à construção do troço Porto – Oiã da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa. O Ministério das Infraestruturas limitou-se a anunciar a existência de três propostas. A Mota-Engil confirmou ter apresentado uma. E de Espanha veio a notícia de que a Sacyr teria feito o mesmo.

O consórcio português liderado pela Mota-Engil, que integra ainda a Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril, ganhou, em princípio, o concurso público internacional para o troço Porto-Oiã, lançado em janeiro por António Costa. Foram apresentadas três propostas, mas só a do consórcio português cumpre as regras do procedimento de contratação pública. 

No último dia do prazo, o grupo português ABB apresentou uma proposta surpreendente, de apenas duas páginas, que dificilmente chegará para ser admitido como concorrente de pleno direito. 

O terceiro candidato é um consórcio espanhol liderado pela Sacyr, que entregou a sua proposta no dia seguinte ao final do último prazo fixado pelo júri, alegando problemas de acesso à plataforma eletrónica do concurso. A proposta deste concorrente terá um valor acima do preço-base do concurso. Pelo atraso, pelo preço, ou por ambas as razões, dificilmente será considerada.

Como avança a CNN Portugal, só o consórcio português assumiu o risco de concorrer dentro dos parâmetros de preço fixados pela Infraestruturas de Portugal. O preço-base do concurso, que por imperativo legal não pode ser ultrapassado, foi contestado por todos os concorrentes. Um consórcio espanhol liderado pela FCC estudou minuciosamente o caderno de encargos e foi o primeiro a anunciar àquela empresa pública que não apresentaria proposta

O troço Porto-Oiã compreende 71 quilómetros de linha dupla de alta velocidade, mais 17 quilómetros de ligações à Linha do Norte, na região de Aveiro. Os custo de um projeto da alta velocidade ferroviária disparam devido aos rigorosos critérios que limitam as curvas e sobretudo as pendentes das plataformas, o que obriga à multiplicação de túneis e viadutos.

Construção de mega-estação

O primeiro troço da linha Porto-Lisboa compreende obras de alargamento da estação de Campanhã; uma travessia na foz do Douro, semelhante à ponte São João, e uma mega-estação subterrânea. Construída a 60 metros de profundidade, a estação de Vila Nova de Gaia terá plataformas com mais de 400 metros, para permitir a paragem dos comboios e o acesso dos passageiros. 

O concessionário privado terá de projetar, construir e garantir a manutenção da linha Porto-Oiã por 25 anos, pelo preço máximo de 2,1 mil milhões de euros. “Não se compreende esta política de cortar as unhas em projetos estruturantes para o país, que contam com financiamento comunitário, correndo o risco de ficarem desertos”, protestou o presidente executivo da Mota-Engil, Carlos Mota dos Santos, em entrevista ao Jornal de Negócios.

A Mota-Engil espera vir a ser recompensada pelo risco assumido nos próximos concursos de alta velocidade, Oiã-Soure e Soure-Carregado. Esses dois troços terão menores riscos de construção e preços mais vantajosos para os privados.  “Geralmente, os espanhóis esperam comer a carne, enquanto os portugueses ficam a roer os ossos.  Espero que os portugueses consigam, desta vez, ficar com os ossos e com a carne, e que não seja como nos últimos anos”, desabafa Mota Santos.

No entanto, se a tensão entre concorrentes, neste ou em próximos concursos, acabar com a interposição de recursos judiciais, o prazo de construção do TGV poderá sofrer graves derrapagens, considerando a conhecida lentidão dos tribunais administrativos.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.