A Rega Energy anunciou a construção de uma fábrica de produção de hidrogénio verde na Marinha Grande, visando contribuir para a descarbonização das indústrias locais, em particular o setor vidreiro. O projeto, denominado Nazaré Green Hydrogen Valley, será instalado na zona industrial Casal da Lebre, no distrito de Leiria.
Este empreendimento pretende fornecer hidrogénio verde, através de um pipeline de 12 quilómetros, às indústrias do parque industrial, destacando-se três grandes fábricas de vidro, e, eventualmente, a indústria do cimento da região. Segundo João Rosa Santos, responsável comercial da Rega Energy, o projeto já submeteu o estudo de impacto ambiental à Agência Portuguesa do Ambiente, não tendo sido detetados impactos negativos significativos.
Embora a substituição do gás natural por hidrogénio verde não seja total, o projeto assegura uma redução nas emissões de CO2, reforçando a importância de mitigar o impacto ambiental das indústrias. A produção de hidrogénio verde será alimentada por fontes de energia renovável, como parques solares e eólicos existentes, numa parceria entre a Rega Energy e os proprietários destes parques.
Apesar do hidrogénio verde ser atualmente mais caro que o gás natural, Rosa Santos destacou a inevitabilidade deste caminho para cumprir as metas de descarbonização impostas para 2030, 2040 e 2050. A transição energética representa um grande desafio, mas também uma oportunidade para atrair investimento estrangeiro e fomentar o emprego na região.
A previsão da empresa é começar a fornecer hidrogénio verde às indústrias da Marinha Grande em 2027.