A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou que, na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, irá realizar um leilão de Bilhetes do Tesouro (BT) com maturidade a 11 meses, num montante indicativo entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões de euros. Este leilão terá lugar pelas 10h30.
Em comunicado, a entidade revelou que o leilão se destina à linha de BT com maturidade prevista para 16 de janeiro de 2026. O montante a ser colocado está dentro dos valores indicativos anunciados, e o IGCP continua a sua política de emissões regulares de dívida pública.
No leilão realizado no passado mês de janeiro, o IGCP conseguiu colocar 1.000 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a 12 meses, à taxa média de 2,416%. A procura totalizou 2.673 milhões de euros, o que representou 2,67 vezes o montante colocado, demonstrando uma forte adesão dos investidores.
Além deste leilão, o IGCP prevê mais uma operação com Bilhetes do Tesouro para o próximo mês de março, especificamente no dia 19, conforme o calendário previamente divulgado no portal da instituição.
No seu comunicado de dezembro, o IGCP revelou que as necessidades de financiamento líquidas do Estado para o ano de 2025 deverão rondar os 18.000 milhões de euros. Através da emissão de Bilhetes do Tesouro, a entidade espera que o financiamento líquido gere um impacto positivo de 4.600 milhões de euros no orçamento do Estado.