A Igreja Matriz, em Penamacor, recebeu o I Encontro de Cânticos Quaresmais, na noite do dia 5 de abril. A iniciativa, organizada pelo Rancho Folclórico de Penamacor, com o apoio da Unidade Pastoral local, teve uma grande adesão.
Esta primeira edição contou com a participação do Grupo do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Souto da Casa, em representação do concelho do Fundão, do Grupo de Cantares Quaresmais de Monfortinho, em representação do concelho de Idanha-a-Nova, do Grupo de Encomendação das Almas de Monforte, oriundo do concelho de Castelo Branco, e do anfitrião Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Penamacor.
Recorde-se que o Encontro de Cânticos Quaresmais constitui-se como um momento de representação e recriação de alguns dos mais ricos e principais momentos do período que antecede a Páscoa. O objetivo assenta na documentação e divulgação das manifestações culturais do território, perpetuando os saberes ancestrais da cultura popular das comunidades.
Presente no evento, em representação do Município e da Direção do Rancho Folclórico de Penamacor, Ilídia Cruchinho, agradeceu aos grupos participantes por aceitarem o convite para mostrarem ao público um pouco das suas tradições quaresmais. A responsável recordou que os ranchos folclóricos têm também a missão de preservar a cultura local. “Hoje reunimo-nos para dar a conhecer os cânticos quaresmais dos concelhos aqui representados e vivermos um pouco mais o espírito desta quadra quaresmal”, disse.