Quarta-feira,Abril 2, 2025
9.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Trump Desafia Executivos do Setor Automóvel e Não Se Importa com Possível Aumento dos Preços nos EUA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado, de forma categórica, que “não se importa nada” se os preços dos automóveis nos EUA subirem como consequência das novas tarifas impostas sobre veículos e peças importadas. A declaração surge numa altura em que o setor automóvel americano enfrenta a incerteza provocada pela recente decisão do chefe de Estado de aumentar os direitos aduaneiros, com a entrada em vigor de um imposto adicional de 25% sobre carros e camiões ligeiros importados a partir de 3 de abril.

Trump fez estas afirmações durante uma entrevista à NBC News, onde sublinhou que, na sua opinião, o aumento dos preços poderá beneficiar a produção nacional. “Estou-me nas tintas. Espero que eles aumentem os preços, porque, se o fizerem, as pessoas vão comprar carros feitos nos Estados Unidos. Temos muitos”, declarou o presidente republicano, desafiando abertamente os principais responsáveis pelo setor automóvel.

A posição de Trump surge poucos dias depois de uma reportagem do Wall Street Journal revelar que o Presidente teria ameaçado os executivos da indústria automóvel com retaliações caso os preços aumentassem em consequência da sua política tarifária. Em resposta a um questionamento sobre a reação dos líderes do setor, Trump foi direto: “A mensagem é ‘parabéns’. Se fizerem o vosso carro nos Estados Unidos, vão ganhar muito dinheiro. Se não o fizerem, provavelmente terão de vir para os Estados Unidos”.

A imposição das novas tarifas poderá ter repercussões significativas no mercado, uma vez que a medida afeta diretamente as cadeias de abastecimento de veículos e componentes, especialmente no contexto do Acordo EUA-México-Canadá (MCA), que visava facilitar o comércio entre os três países. Embora as tarifas sobre componentes provenientes do México e Canadá tenham sido adiadas, o impacto sobre os fabricantes de automóveis permanece um ponto de grande incerteza.

As reações não se fizeram esperar. Os preços das ações dos maiores fabricantes de automóveis norte-americanos já sofreram uma queda significativa após o anúncio das novas tarifas, e os especialistas preveem que os consumidores possam enfrentar um aumento no custo dos veículos. Este cenário tem gerado apreensão entre os analistas, que temem que a decisão de Trump possa enfraquecer a competitividade da indústria automóvel dos EUA a longo prazo, especialmente num momento em que o mercado global está a passar por mudanças significativas.

No entanto, Trump parece manter-se firme na sua convicção de que, ao pressionar as empresas a fabricar mais nos Estados Unidos, estará a fortalecer a economia do país e a criar mais empregos para os cidadãos norte-americanos.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.