Segunda-feira,Maio 27, 2024
12.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Bacalhau Frito

O bacalhau frito em taberna histórica de Madrid

O bacalhau frito, uma especialidade bem conhecida dos portugueses, sobretudo nas aldeias, é uma iguaria espanhola que faz longas filas à porta de uma secular taberna no centro de Madrid.

Casa Lavra, a funcionar desde 1860, é premiada e está entre as dez preservadas em Madrid.

casa lavra bacalhau
Foto DR

Alem do bacalhau frito, também os croquetes de bacalhau, nesta taberna da rua (calle de Tétuán), geram um afluxo de gente que, `a boa tradição espanhola, os compra em pratinhos de papel e os saboreia em pé.

De acordo com a sua história, o PSOE, partido socialista operário espanhol, foi ali fundado clandestinamente. Em Madrid, no ano de 1900, existiam cerca de 1500 tabernas para uma população de 840 mil habitantes. Só na rua Tétuán,junto à Casa Labra, havia mais três tabernas.

Atualmente apenas existe uma dezena de tabernas, para dar testemunho de uma cultura e forma de vida tradicional, em declínio, e que constitui un elemento de identidade da capital espanhola.

- Publicidade -

 

- Publicidade -
Otília Leitão
Otília Leitão
Doutorada em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL (2021), Mestre em Comunicação, Media e Justiça Universidade Nova de Lisboa ( 2010-2012). Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Menção jurídico políticas). Curso de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (sistema e-learning) Instituto Camões.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Vinho da Talha

Plágio