A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) apresenta amanhã, dia 4 de dezembro, em Coimbra, a Agenda para a Valorização e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica na região Centro.
A Agenda para a Valorização e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica na região Centro tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável e o crescimento económico, unindo tradição e inovação para valorizar o património local, fortalecer a identidade cultural e promover uma alimentação saudável e sustentável. Pretende ser uma peça-chave na estratégia de desenvolvimento regional, ajudando a combater o despovoamento, a revitalizar as economias locais, a promover práticas agrícolas sustentáveis, a valorizar os produtos regionais, a preservar o ambiente e a contribuir para a justiça alimentar.
Para Isabel Damasceno, Presidente da CCDR Centro, «a Dieta Mediterrânica é um excelente exemplo de como um estilo de vida tradicional pode oferecer soluções modernas para desafios globais. A Agenda para a Valorização e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica na região Centro é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre este valioso património, promovendo o seu potencial enquanto elemento identitário e de valorização da região».
Na região Centro foram identificadas como estratégicas as seguintes áreas temáticas: saúde, agricultura e sistemas alimentares sustentáveis, património cultural e valorização do território, turismo e promoção da experiência mediterrânica.
Sessão: «A Dieta Mediterrânica no Centro»
Dia: 4 de dezembro de 2024
Hora: 14h00 às 16h30
Local: Auditório da CCDR Centro
*Programa em anexo