Quinta-feira,Dezembro 5, 2024
9.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Taxas de Crédito à Habitação Descem para Novos Mínimos em Mais de um Ano e Meio

- Advertisement -

As taxas do crédito à habitação registaram uma queda significativa esta terça-feira, 3 de dezembro, atingindo novos mínimos desde março de 2023 e setembro e dezembro de 2022, respetivamente. A descida das taxas Euribor a três, seis e 12 meses reflete uma tendência de alívio nas condições de financiamento, com impacto direto no valor das prestações mensais dos empréstimos à habitação.

A taxa Euribor a três meses recuou para 2,879%, uma diminuição de 0,045 pontos em relação à sessão anterior, atingindo o nível mais baixo desde 17 de março de 2023. A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, desceu para 2,634%, uma queda de 0,041 pontos, o que representa um novo mínimo desde 20 de dezembro de 2022. Já a Euribor a 12 meses também registou uma redução, descendo para 2,356%, menos 0,075 pontos, o que marca o valor mais baixo desde 20 de setembro de 2022.

Estas alterações são resultado de um movimento gradual nas taxas de juro da zona euro, refletindo um contexto económico de moderação da inflação e uma política monetária do Banco Central Europeu (BCE) mais focada no controlo da taxa de juro de referência.

Em termos de médias, a Euribor registou uma descida em novembro, embora de forma menos acentuada do que no mês anterior. A taxa a três meses desceu 0,160 pontos para 3,007%, a de seis meses caiu 0,214 pontos para 2,788% e a de 12 meses reduziu-se em 0,185 pontos, fixando-se em 2,506%. A variação das taxas é mais significativa no prazo intermédio, refletindo a volatilidade do mercado financeiro.

Este cenário pode representar uma boa notícia para os portugueses com créditos à habitação, especialmente aqueles com contratos indexados à Euribor a seis ou 12 meses, que poderão ver as suas prestações mensais a diminuir nos próximos períodos de revisão.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

É tudo mentira!