Segunda-feira,Maio 5, 2025
19.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Campanha eleitoral arrancou oficialmente este domingo

A campanha eleitoral para as legislativas de 18 de maio começou este domingo e ficou  marcada pelo debate entre todos os partidos com assento parlamentar, mas também com agenda na estrada, com AD e PS a arrancarem no norte do país. As duas maiores forças políticas, AD e PS, estiveram no primeiro dia pelo norte do país, enquanto o Chega, terceiro maior partido, começou na Beira Alta. A IL, o PAN e a esquerda, Livre, CDU e BE, fazem a partida nas regiões de Lisboa e Setúbal

Apesar de a chamada pré-campanha já estar a decorrer, o período de campanha eleitoral iniciou-se oficialmente neste domingo, 14 dias antes das eleições – agendadas para 18 de maio -, e termina à meia-noite da antevéspera da ida às urnas. O dia terá como destaque o debate televisivo entre os oito líderes das forças atualmente representadas no parlamento.

O debate está agendado para as 21h30 e será transmitido em simultâneo pela RTP1 e RTP3 a partir da faculdade Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos, Lisboa, com moderação do jornalista Carlos Daniel.

Durante o dia, apesar do debate na capital, os três maiores partidos optam por começar o contacto com os eleitores no norte do país, com a AD, liderada por Luís Montenegro, a ter agenda nos distritos de Bragança, onde esteve, de manhã, em contacto a população na Feira das Cantarinha, e Braga, onde passará a tarde no concelho de Barcelos, na Festa das Cruzes.

A comitiva socialista, liderada pelo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, começou o dia no distrito de Viana do Castelo, no concelho de Ponte de Lima, e segue daí para, tal como Montenegro, passar a tarde no distrito de Braga, mas no concelho de Guimarães, numa ação de contacto com a população.

A comitiva do Chega, chefiada por André Ventura, encontra-se pelo centro do país, na Beira Alta, contando com um almoço de campanha no distrito da Guarda.

Restantes partidos andaram por Lisboa e Setúbal

Bem mais perto do local do debate desta noite estão a Iniciativa Liberal (IL), o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e a esquerda: Livre, a Coligação Democrática Unitária – PCP-PEV (CDU) e o Bloco de Esquerda (BE).

A manhã dos liberais foi passada no Mercado do Livramento, em Setúbal, a que juntam de seguida uma ação de contacto com a população e um almoço.

Por sua vez, o Livre escolheu como primeiro local da campanha o Mercado da Vila em Cascais, onde esteve pela manhã.

A agenda da CDU também passou pelo distrito de Lisboa, neste caso por um almoço em Vila Franca de Xira, que antecede a ida para a Marcha do Trabalho, no Seixal, distrito de Setúbal.

No mesmo distrito, estará presente o Bloco de Esquerda, que organizou o evento apelidado “A Esquerda Europeia com o Bloco”, no qual haverá intervenções de figuras de partidos da esquerda da Finlândia, Espanha e França. Por fim, à semelhança do Livre, o PAN estará em contacto com os eleitores em Cascais.

Num dia que termina em Carcavelos para todos os líderes, IL, Livre, CDU, BE e PAN mantêm-se por perto, com agendas distribuídas entre os distritos de Lisboa e Setúbal.

A comitiva liberal, no primeiro dia de campanha oficial, passará a manhã no distrito de Setúbal numa visita ao Mercado do Livramento, seguida de uma ação de contacto com a população e um almoço.

Inscrições para voto antecipado

Os eleitores recenseados em Portugal que pretendam votar mais cedo nas eleições legislativas de 18 de maio podem inscreveram-se a partir de hoje e até quinta-feira na modalidade de voto antecipado.

 O voto em mobilidade realiza-se a 11 de maio, uma semana antes das eleições, num local escolhido pelo eleitor em qualquer município do continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, devendo identificar-se e indicar a freguesia onde está recenseado.

De acordo com o ‘site’ da Comissão Nacional de Eleições (CNE), todos os eleitores recenseados no território nacional podem votar antecipadamente em mobilidade. Para o fazer, o eleitor tem que comunicar a sua intenção entre hoje e 8 de maio através de meio eletrónico em www.votoantecipado.pt ou por via postal, dirigida à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, localizada na Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA.

No pedido via postal devem constar os seguintes dados: Nome completo; Data de nascimento; Número de identificação civil; Morada; Mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto; Contacto telefónico e sempre que possível endereço de correio eletrónico. Caso o eleitor se inscreva para votar antecipadamente em mobilidade e não consiga fazê-lo, pode votar no dia da eleição (18 de maio) na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseados.

Mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro podem votar a 18 de maio nas eleições legislativas antecipadas.

As eleições legislativas realizam-se a 18 de maio, pouco mais de um ano e dois meses depois das últimas (também antecipadas), na sequência da demissão do Governo PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro imposta pela rejeição pelo parlamento da moção de confiança ao executivo a 11 de março.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.