Terça-feira,Abril 29, 2025
17.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Estado quer saber quem “apalpa” quem no mundo das artes

Um inquérito nacional sobre assédio laboral no setor das artes performativas em Portugal será lançado em junho, no âmbito do primeiro estudo científico dedicado ao tema, promovido pelo projeto MUDA e financiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes). Os resultados, que visam fundamentar recomendações para políticas setoriais, serão divulgados em março de 2026.

A iniciativa, que arranca com foco em teatro, dança, circo, música e artes de rua, pretende mapear casos de assédio moral e sexual, analisar contextos de risco e propor medidas legislativas adaptadas à realidade do setor. O projeto recebeu 45 mil euros da DGArtes e envolve uma equipa multidisciplinar de investigadoras das áreas do direito, sociologia e psicologia.

O estudo divide-se em: aplicação do inquérito (20 minutos de preenchimento, com meta de mil respostas), recolha qualitativa mediante entrevistas, análise cruzada de dados e elaboração de recomendações. O questionário, disponível a partir de junho, destina-se a profissionais e estudantes maiores de 18 anos ativos em Portugal continental ou insular.

“É inédito termos um retrato rigoroso destas práticas no meio artístico”, afirma Raquel André, coordenadora do MUDA, sublinhando que o instrumento não serve para formalizar denúncias, mas poderá “estimular reflexão” sobre mecanismos de denúncia. A DGArtes já se comprometeu a acatar as conclusões do estudo, segundo declarações do diretor-geral Américo Rodrigues ao *Observador*.

O MUDA surge após iniciativas prévias contra o assédio no setor cultural, incluindo debates promovidos com o sindicato CENAS-STE entre 2022 e 2024. Além do estudo, o projeto prevê a criação de um Manual de Boas Práticas e ações de formação, dependentes de financiamento adicional.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.