Quinta-feira,Janeiro 23, 2025
11.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Bombeiros Sapadores em Início de Carreira Vão Receber Aumento de 379 Euros Até 2027

Os bombeiros sapadores em início de carreira vão beneficiar de um aumento salarial de 379 euros até 2027, segundo o acordo recentemente assinado entre o Governo e seis sindicatos do setor. Este aumento será implementado de forma faseada e inclui também a criação de um novo suplemento remuneratório, denominado “suplemento do bombeiro sapador”.

Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, considerou o entendimento alcançado como um “bom acordo”, sublinhando que a revisão da carreira dos bombeiros sapadores não ocorria há 22 anos, deixando estes profissionais em situação de “injustiça” durante longo tempo. O ministro destacou ainda que o aumento salarial será progressivo, com o suplemento do bombeiro a ser introduzido de forma gradual, com um aumento de 10% em 2025, 15% em 2026 e 20% em 2027, para os praças da carreira.

O acordo, que envolve uma revisão faseada da tabela remuneratória entre janeiro de 2025 e janeiro de 2026, foi assinado por seis sindicatos representativos da classe. Estes sindicatos incluem o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), e o Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC).

Por outro lado, dois sindicatos, o Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS), considerado o mais representativo da categoria, e o Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil, não assinaram o acordo. Estes sindicatos manifestaram discordância com os termos da proposta.

Com este entendimento, o Governo pretende valorizar a profissão de bombeiro sapador e corrigir desigualdades históricas, garantindo, assim, condições mais justas para os profissionais em início de carreira, especialmente em áreas de elevado risco.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor