Sábado,Abril 26, 2025
17.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Tesla em queda livre: vendas na União Europeia desabam 45% no primeiro trimestre, contrariando tendência de crescimento dos elétricos

As vendas da Tesla na União Europeia registaram uma queda acentuada de 45% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A informação foi divulgada esta quinta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), que destaca o contraste com o desempenho geral do mercado de veículos elétricos, cujos registos aumentaram, em média, 12% no mesmo intervalo.

Entre janeiro e março, a marca norte-americana liderada por Elon Musk matriculou 36.167 automóveis na União Europeia, um número bastante inferior às 65.774 unidades comercializadas no primeiro trimestre de 2024. Esta queda surge num contexto em que os veículos elétricos a bateria, no geral, continuam a conquistar quota de mercado, atingindo 15,2% do total de vendas na UE — uma subida face aos 12% registados um ano antes.

No mês de março, a Tesla viu as suas vendas na UE recuar 7,9%, com um total de 13.860 veículos vendidos, abaixo dos 15.055 registados em igual mês de 2024. Esta evolução negativa surge em contraste com o crescimento médio de 23,9% dos registos de veículos elétricos no mesmo mês.

O desempenho da Tesla surge como uma exceção num mercado que, embora tenha sofrido uma ligeira contração de 1,9% no total de registos automóveis no primeiro trimestre, assistiu a um crescimento expressivo das vendas de veículos elétricos em vários países. Espanha (+68,9%), Alemanha (+38,9%), Itália (+72,5%), Bélgica (+29,9%) e Países Baixos (+7,9%) foram alguns dos mercados onde os carros elétricos registaram forte dinamismo. Em sentido contrário, França registou uma quebra de 6,6% nas vendas de elétricos.

Os dados da ACEA apontam para uma transformação significativa no perfil do mercado automóvel europeu. Em março de 2025, os veículos elétricos e híbridos juntos alcançaram uma quota de mercado de 59,2% dos novos registos na UE, face aos 49,1% de março de 2024. Já os veículos com motor de combustão interna perderam terreno: os modelos a gasolina representam agora 28,7% do mercado (contra 35,5% no ano anterior) e os a gasóleo apenas 9,5% (abaixo dos 12,4% de 2024).

A Tesla, que outrora dominava o segmento dos veículos elétricos, enfrenta agora uma conjuntura adversa marcada pela concorrência crescente de fabricantes europeus e asiáticos, e por um abrandamento no entusiasmo do mercado por algumas das suas propostas mais recentes. A quebra nas vendas poderá refletir também os efeitos de decisões estratégicas e operacionais da empresa, num cenário económico europeu cada vez mais volátil.

A ACEA alerta para as dificuldades globais que afetam o setor, referindo um “contexto económico particularmente desafiante e imprevisível”, o que poderá ter impacto nos próximos trimestres.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

GNR e Pingo Doce

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.